segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Alma e coração colocados em forma de argila




Artesanato feito de alma, coração e argila por Ana de Danann

A alma e o coração colocados em forma de argila

Após o recebimento de minha última encomenda, senti uma necessidade muito grande de criar um artigo para falar sobre os produtos desta artesã. Após uma viagem curta mas que o retorno foi conturbado, chegando em casa super cansada, deparei-me com uma caixa imensa e fiz questão de abri-la antes de eu ter que desfazer minhas malas. E foi muito grata a surpresa que eu tive.

Ana de Danann eu conheci através do facebook, quando um contato curte ou comenta a publicação de outro. Sua fanpage se chama ARTESANATO FEITO DE ALMA, CORAÇÃO E ARGILA e sempre publica as novidades que possui.

Sempre me interessei pelos colares de macramê com pedras e tratei de fazer minha coleção com ela. Nunca me arrependi de nenhuma compra, mesmo com o gasto do frete em relação ao município de Mongaguá – SP até o Rio de Janeiro (capital).

Labradorita e Quartzo Rosa
Produtos de Ana de Danann
Quando a Ana passou a divulgar anéis e colares em prata com pedras, fiquei ainda mais feliz em saber que eu poderia realizar meus desejos. Meus anéis que as pessoas veem e elogiam o tempo todo são vindos dela, os “anéis de bruxa”. O trabalho é artesanal e único e é importante ser visto com o olhar de quem gosta de ter algo exclusivo.

Quando a Aninha (é assim que a chamamos carinhosamente) publicou o primeiro castiçal de um elemento, eu já logo a chamei inbox e falei “reserve para mim e encomendo todos os outros!”. Havia um tempo em que conversamos sobre como encontrar uma maneira de fazer castiçais para os elementos e fiquei surpresa que ela tenha desenhado e realizado.

Sabe o que me causou maior espanto? É a primeira vez em que compro um artefato de argila dela. Ela sempre faz imagens voltadas ao paganismo, e tem todo o cuidado em fazer aquilo que encomendam. E o melhor realmente foi guardado para a chegada deles!

Placa "Blessed Be" e Palo Santo
Encomendei dois colares, com labradorita e quartzo rosa. E abrir uma caixa de Ana de Dannan é saber que o ambiente será invadido por um perfume que só ela coloca ali. O que veio? Palo santo!!! E ainda uma linda plaquinha de “Blessed Be”, a qual eu vou colocar em um local especial.

Mas, poxa, como encontrar palavras sobre os castiçais? Não há palavras. As fotos não mostram o que não se pode ver, só sentir: a energia. Peguei neles e ouvi “são perfeitos”. Emocionei-me. Não sei se todos pensam como eu, mas receber um trabalho que é feito com dedicação, é um privilégio. Nestas imagens, há carinho, amor e suor dos dedos de uma bruxa artesã. E como eu valorizo isso!!!

Eles são perfeitos! Mil palavras não diriam a sensação que eu tive e que estou tendo. Só peço para que o Universo possa retribuir quantas vezes forem necessárias à Ana de Danann a minha gratidão por ter feito essas peças.

Visitem a fanpage no facebook. Vale muito à pena!!!


Carolina d’Oguian








quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

ARCANO PESSOAL - Método de Jaime Hales




Desde o mês de novembro/2014, estou devendo uma matéria para falar sobre a minha experiência no curso do Arcano Pessoal pelo método do Jaime Hales. Como já notaram, consta em minha lista de Serviços esse método, e agora acredito ser o momento justo para contar como foi o curso e explicar sobre o método.

Há publicações que definem uma forma de se encontrar o Arcano Pessoal da pessoa pela data de nascimento, sendo um critério de simples redução numérica, também fazendo da mesma forma para encontrar o Arcano Pessoal do ano da pessoa.

O método do Jaime Hales possui uma diferenciação neste cálculo, com regras específicas de redução de números para a data de nascimento para se descobrir o Arcano Pessoal natal e também para se descobrir o Arcano Pessoal do ano.

A diferença não para por aí. Você tem a possibilidade de analisar uma pessoa a partir da sequência numérica de somatório que dê um número menor que 78, iniciando a análise a partir dos seus arcanos menores até chegar ao arcano maior.

Tendo em mãos o Arcano Pessoal, dá-se início à montagem do Mapa Natal através do Arcano Pessoal, o qual funciona como um mapeamento de 22 áreas da vida da pessoa (tal como um Mapa Astral natal com 12 casas astrológicas).

Mapa Natal com o Tarô, utilizando o Arcano Pessoal
Método de Jaime Hales

Da mesma forma como se pode montar o Mapa Natal, monta-se o Mapa do Ano utilizando o Arcano Pessoal do ano. Esta energia é renovada/alterada sempre a partir da data de aniversário, todos os anos.

Elaborei um Mapa Natal para um cliente e a resposta do mesmo sobre a análise apresentada foi: “Em anos de terapia, nunca consegui encontrar as respostas que você me deu agora de forma tão clara e evidente sobre o que sou, meus medos, meus traumas, onde preciso focar minha energia e no que preciso melhorar”.

Os meus estudos não param por aí. Além do conteúdo publicado em livros do Jaime Hales como “Yo Soy mi Arcano” e “El Arcano Personal”, ainda converso e estudo com outros profissionais que fizeram o curso, além de utilizar em minhas consultas para somar experiências. Há diferenças na maneira de ver o mundo entre homens e mulheres e isso se reflete na interpretação dos arcanos no Mapa. Não pode ser usado como receita de bolo.

Desta forma, recomendo o curso para os profissionais do tarô que buscam uma ferramenta a mais para compreender melhor os seus clientes, principalmente aqueles que fazem do tarô uma ferramenta para análise e terapia, seja de si mesmo ou de clientes.

Próximo curso: 07/03/2015, em São Paulo. Inscrições clique aqui.

Carolina d’Oguian

Curso de Arcano Pessoal com Jaime Hales
Fadas do Bem - novembro/2014



Introdução ao Método do Arcano Pessoal, segundo Jaime Hales

(Trechos do texto de Jaime Hales do material produzido para palestra
 pro Tarolog - Tradução por Katharina Dupont)

Cada carta do Tarô conecta com a mais profunda sabedoria e abre um caminho até o conhecimento pessoal e, por tanto, ao encontro com uma verdade transcendente. Quer dizer, cada carta poderia bastar - em uma perspectiva de desenvolvimento pessoal - para adentrar até os mais profundos segredos da alma.

Há 22 caminhos que nos conduzem até o mais profundo de nós mesmos, através de tudo que nos rodeia incluindo nossas próprias limitações e dificuldades. Todos nascemos regidos por uma determinada carta que compõe o baralho de tarô, em especial dos Arcanos Maiores.

Para encontrar esta carta o que devemos fazer é procurar, a partir da data de nascimento e através de um processo de redução somatória, um número que esteja na escala de 1 a 22. Este número revela qual carta que rege cada pessoa e a denominamos Arcano Pessoal.

Esta informação me diz:
- Que sou este Arcano;
- Qual é a minha tarefa nesta vida, quer dizer, aquilo para qual eu nasci. Isto tem a ver com os significados da carta natal ou do Arcano Pessoal: no macro e no micro. Quando tomo consciência desta informação, posso usá-la como uma força para meu crescimento. Se sei minha tarefa, caminharei até ela;
- Que nasci com estes atributos e características;
- Quais são minhas principais limitações, esperanças, frustrações, defeitos, recursos que devo usar para me desenvolver nesta vida;

Além do Arcano Pessoal existe o chamado Arcano Implícito. Trata-se de um recurso profundo e, de certa forma, o limite ou a exigência mais imediata que se expressa no número que surge da redução da somatória do Arcano Pessoal, se o número do meu Arcano Pessoal é superior a 9 (tem dois dígitos).

O Arcano implícito acompanha intimamente a pessoa, dá recursos adicionais, permite uma outra forma de ver sua realidade, é a forma de levar suas tarefas adiante quando o mundo concreto mostra resistências ou apresenta dificuldades intransponíveis.

Nós também temos um arcano pessoal anual. Desta forma cada vez que fazemos aniversário iniciamos um novo período de nossa vida, no qual nosso Arcano pessoal será acompanhado por um outro Arcano Maior.

Seguindo a mesma forma de cálculo, mas desta vez para encontrar o primeiro número dentro da escala de 1 a 78 e logo os seguintes, até encontrarmos o Arcano Maior, teremos os arcanos menores que nos pertencem e nos ajudam a nos definir.

O Arcano Menor permite-me descobrir e determinar energias pessoais e recursos específicos com os quais devo trabalhar, desenvolver e utilizar durante o curso de minha vida.



Próximo curso: 07/03/2015, em São Paulo. Inscrições clique aqui.






sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Mulher Mundo e Homem Mundo - O casamento que existe

Arcano XXI - O Mundo (Radiant Rider-Waite)
O Coração (Mystical Lenormand)

O que é um relacionamento bem sucedido? Para alguns, utiliza-se o conceito ideológico e religioso de que é aquele que dura "até que a morte os separe". Para outros, utiliza-se outro conceito ideológico de que é o amor eterno. Para uma parte mais realista, o relacionamento bem sucedido é aquele em que ambos possuem o mesmo ponto em comum e que progridem sem ameaçar o outro, não importando por quanto tempo dure.

O anúncio da “Mulher Mundo procura por Homem Mundo” rendeu um ótimo debate. Em tese, dois semelhantes tão completos, complexos e exagerados não poderiam ficar juntos, em momento algum. Mas sabemos que a vida dá oportunidades que só cabe a nós trabalharmos para viver ou chegar à Felicidade. Nenhum pragmatismo é capaz de superar as experiências de vida.

Desta forma, venho apresentar a vocês um texto que fiz a partir de uma entrevista com uma amiga e cliente, que é uma Mulher Mundo (não é a mesma do anúncio amoroso), e que é casada com um Homem Mundo.

Muitos podem julgar neste momento “Eles não vão dar certo!”, ou “Esse casamento logo vai acabar!”, ou ainda “Um vai engolir o outro!”. Então eu lanço a seguinte pergunta: estes julgamentos também não servem para TODOS os casamentos? Estamos lidando com pessoas, com a alma humana e precisamos enxergar além. Almas se reconhecem, não importando a idade, cor, sexo, signo ou arcano do tarô. 

Desejo para o casal em referência que o amor de vocês perdure por muito tempo, que continuem sendo intensos, respeitando a individualidade do outro.

Obrigada pela entrevista!

Carolina d’Oguian

 ---------------------------------- x ----------------------------------


Olá, eu sou uma Mulher Mundo e sou casada com um Homem Mundo.

Vim aqui contar a minha história de amor com meu marido que eu adoro e amo como tudo aconteceu. Eu acredito em Destino, pois a forma como nos conhecemos pela primeira vez foi inesperada. Eu não acreditava que eu iria me casar, pois eu sempre tive esse tipo de pensamento sabotador feminino de que eu não nasci para ter um relacionamento sério ao ponto de casar-me, muito menos com alguém que eu fosse conhecer em um ponto de ônibus.

Eu estava indo fazer a prova da FATEC (São Paulo), tinha só 19 anos. Eu sempre saí adiantada pra todo tipo de compromisso e justamente neste dia eu estava consideravelmente mega atrasada (no meu parâmetro). E lá estava eu na fila do ponto de ônibus quando um rapaz muito bonito começou a puxar assunto comigo. Só existem dois motivos os quais eu correspondi à conversa: o primeiro deles é que ele foi super respeitoso e não me cantou, o segundo motivo é que ele era muito bonito – confesso.


Eu sou baixinha, tenho só 1,55m de altura, nunca me senti um mulherão. Apesar disso, sempre recebi cantadas, e o que me deixou super encantada por ele foi o fato de conversar comigo sem demonstrar pretensão, diferente de todos os outros. Querem saber a tal da ironia do Destino? Ele nunca usa ônibus, seu carro estava no conserto e ele sempre sai atrasado. Parecia que era para acontecer mesmo.

Ele pareceu ser um rapaz super inteligente e sério, e vocês vão achar um tanto óbvio que o assunto da conversa foi sobre as coisas que ele conhecia. Talvez ele quisesse aparecer para mim, não é? Mas eu gostei de ver aquela pessoa querendo me contar suas experiências como se fossem uma grande novidade para mim, o que era de verdade.

O papo estava tão bom que mal percebemos o tempo passar e chegamos ao nosso destino, ele iria fazer a prova no mesmo local. Chegando lá, lembramos que precisávamos trocar os nossos contatos para continuar aquele papo gostoso. Como precisávamos fazer a prova, dali nos separamos e cada um procurou a sua respectiva sala. Quando me apresentei ao fiscal, fiquei sabendo que estava na escola errada. Se para mim, por eu estar naquele ponto de ônibus  significava estar mega atrasada, imagine só como eu consegui ficar desesperada neste momento!

Fui correndo para a outra escola, dessa vez a correta. Estando novamente em uma fila, dessa vez para entrar na sala e passar pela vistoria do fiscal, afobada, olho para o lado e meu futuro marido estava lá, na fila da sala ao lado. Ele também foi para a escola errada e, pelo visto, tinha que fazer a prova no mesmo local que eu. Sorrimos e achamos graça de novamente nos encontrarmos. O Destino fazendo nossa história.

O Anel
(Gilded Lenormand)
Depois da prova, passamos a conversar através de programa de mensagens na época. Ainda levamos duas semanas para nos encontrar novamente. De imediato, ele me pediu em namoro e eu amei isso. O tempo de estarmos juntos era tão bom, ele era tão romântico que com 8 meses de namoro eu o pedi em casamento. Isso mesmo, fui eu que fiz o pedido! Somente 3 meses de noivado enquanto os proclamas corriam, organizei tudo e nos casamos no civil. Estamos casados até hoje.

Nosso casamento passa pelos mesmos desafios que qualquer outro. Já vivemos momentos muito difíceis, mas também vivemos momentos de paraíso. Temos picos de muito amor e felicidade, mas também picos em que precisamos ser fortes para continuar o casamento, acreditando que nos amamos. Ele mudou muita coisa para melhor, procurando demonstrar um pouco mais os seus sentimentos, ser mais carinhoso, a abraçar e até a falar “eu te amo”. Pode ser por minha causa ou porque ele amadureceu.

Nossas diferenças acabam conflitando algumas vezes. Adoro fazer surpresas, adoro cuidar, e ele é o extremo oposto. Ele sempre se achou superior e eu me colocava sempre para baixo. Quando eu quero alguma coisa, tenho em mente de que preciso me esforçar e correr atrás, tendo que abrir mão de certas coisas para poder conseguir. Já meu marido acredita que as coisas acontecem porque devem acontecer, de maneira simples e fácil e tenho para mim que este tipo de pensamento prejudica-o muito, me prejudicando por tabela. Para ele, eu sou perfeita e que não há nada que ele queira que eu mude.

Por vezes eu fico em um dilema, acreditando que eu estou exigindo demais dele, ou tento reconhecer que ele pode ter mudado (em relação à pessoa que ele era antes, quando eu o conheci). Adoraria que ele me obedecesse (risos)... Mas uma coisa que eu gostaria muito é de tomar o lugar dele e que ele tomasse o meu lugar, para assim compreendermos melhor um ao outro.

Se me perguntarem se eu me imagino estando velhinha junto a ele, eu digo “sim” e “não. Eu respondo "sim" por eu perceber que ele é a pessoa com quem eu quero estar ao lado por toda uma vida e além dela; respondo "não" porque sei que tudo na vida tem um tempo certo para existir e uma cigana me contou que há uma missão entre nós dois e que partirei assim que completá-la. Apesar de eu ter melhorado minha autoestima e de ter parado de me autossabotar, eu ainda me importo – e muito – que ele me elogie, que seja carinhoso e prestativo. Sei que faz parte do dia-a-dia de um casamento, nós precisamos construí-lo todos os dias e só depende de nossos esforços, de mais ninguém.

Acredito essencialmente no Amor. E é neste amor que seguimos em frente.



O meu Mundo só é mais Mundo por estar ao lado dele.
Foto do casal Mundo deste artigo
(cedido pela Mulher Mundo)









quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Mulher MUNDO procura por outro MUNDO para relacionamento sério

Arcano XXI - O Mundo
Radiant Rider-Waite Tarot

MULHER MUNDO PROCURA POR HOMEM MUNDO

Parem todos pois eu quero atenção porque o que eu tenho a dizer é muito importante! Eu não sou pela metade e nunca aceito pouco. Sou o MUNDO e eu me garanto de todas as formas! Por isso, procuro por homem MUNDO que me complete em todos os sentidos – eu disse TODOS!

Sabe aquele lance de ser hermafrodita, de ser andrógeno? Eu não me ligo muito nisso não, eu sei que posso criar o que eu quiser a partir de mim. Sei que chamo demais a atenção, e é por conta disso que preciso de alguém tão importante quanto eu!

Sei que não estou aqui a passeio, mas também não sou séria demais. Levei muito tempo – muitas encarnações – até chegar onde cheguei. Por que eu teria que me envolver com uma alma tão menos iluminada que a minha?

Já vivi loucuras, já manipulei elementos, percebi que o oculto é o meu fascínio, me senti a própria Mãe Natureza e procurei organizar tudo o que eu criei. Compreendi que há mais coisas entre o Céu e a Terra que aprendemos normalmente na escola, então pude decidir o melhor caminho que deveria tomar, foi então que eu cresci, amadureci e fui atrás de meus sonhos.

Claro que arquei com as consequências de todos os meus atos, mas tudo foi um aprendizado muito importante e que eu não posso exigir que os outros saibam da mesma forma que eu sei. O Destino assim se fez e me presenteou com muitas alegrias, pude entender que o meu equilíbrio pode ser eu me dedicar à minha força espiritual, mas eu tive que dar uma parada para pensar um pouco e analisar o que tinha que ser mais importante.

Cortei laços, desfiz caminhos, reinventei-me. A Alquimia me trouxe um equilíbrio como nunca antes senti, vi beleza em cada detalhe, e a duras penas pude encarar a realidade do que é ser humano, literalmente, viver o que preciso viver. O ego nunca é o melhor tijolo como base, portanto tive que reinventar-me novamente para rever meus conceitos.

Tive fé e confiei de forma inabalável, mergulhando profundamente no mar até as águas escuras do meu subconsciente. Quando vi que já encarei demais meus medos e superei, voltei à tona e tudo ficou tão claro, sequei-me no calor e na brisa morna e pude encarar meu passado, aceitando cada pisada de bola que fiz e perdoando quem me ofendeu.

Cheguei agora ao Mundo, completa, segura, decidida. Que homem é capaz de acompanhar tantas façanhas sem ser aquele que passou por tudo isso? Não posso mais perder tempo, vivi muitas vidas para chegar a essa conclusão. Compreensão é a chave para este relacionamento que busco, pois sei que eu posso ser exagerada, mas faço por não ter alternativas.

Homem Mundo, sei que você está em algum lugar, falando até em outra língua. Mas se existe uma língua universal é a língua do Amor. Que você venha e me reconheça em seus olhos, pois posso ser sua Rainha e você o meu Rei.

Que nossas almas se reconheçam e possamos conquistar cada vez mais o nosso espaço. Porque se nós não nos encontramos, não haverá próxima encarnação.


Quer saber quem é essa mulher Mundo? Clique aqui.
Ela também está no facebook! Clique aqui!









Quer conhecer um casamento entre duas pessoas Mundo? Clique aqui.

* Texto de Carolina d'Oguian, por solicitação de Katharina Dupont.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Se eu pudesse alcançar mais alto

PRINCESA (PAJEM)  DE   PAUS



O Oráculo me disse que eu tenho todo o potencial para conquistar! Procuro ser melhor todos os dias, mas não melhor que os outros, mas ser melhor que a mim mesma. Descubro meus potenciais e é neles em que eu confio. Conquistarei o lugar mais alto, sei que um dia eu chego lá. O mais importante é o desejo de buscar! Hoje sou como qualquer competidor, como qualquer atleta antes do jogo, pois o jogo ainda não começou, não há vitória garantida. Mas eu tenho vontade, quero vencer! Se merecerei a vitória, só a Sorte me dirá. Eu sou forte e coloco o meu espírito à prova! Eu seguro A TOCHA e ela me iluminará por todo o caminho.



"Reach", Gloria Stefan. Tema das Olimpíadas de 1996.



Reach

Some dreams live on in time forever
those dreams, you want with all your heart


and I'll do whatever it takes
follow through with the promise I made
put it all on the line
what I hoped for at last would be mine

if I could reach, higher
just for one moment touch the sky
from that one moment in my life
I'm gonna be stronger
know that I've tried my very best
I'd put my spirit to the test
if I could reach

some days are meant to be
remembered
those days we rise above the stars


so I'll go the distance this time
seeing more the higher I climb
that the more I believe
all the more that this dream will be mine


if I could reach, higher
just for one moment touch the sky
from that one moment in my life
I'm gonna be stronger
know that I've tried my very best
I'd put my spirit to the test
if I could reach

be stronger

Alcançar

Alguns sonhos vivem para sempre no tempo
Aqueles sonhos, que você anseia com todo coração.

E eu farei o que for preciso
Seguir adiante com a promessa que fiz
Colocar tudo na linha
O que eu esperava, finalmente seria meu

Se eu pudesse alcançar, mais alto
Só por um instante tocar o céu
Deste único momento em minha vida
Eu vou ser mais forte
Saber que eu tentei o melhor de mim
Eu colocaria meu espírito a teste
Se eu pudesse alcançar

Alguns dias são destinados a serem lembrados
Aqueles dias em que nos elevamos às estrelas

Então, eu prosseguirei com a distância
dessa vez
Vendo mais a altura em que eu me elevo
Que por mais que eu acredite
Tudo mais desse sonho será meu

Se eu pudesse alcançar, mais alto
Só por um instante tocar o céu
Deste único momento em minha vida
Eu vou ser mais forte
Saber que eu tentei o melhor de mim
Eu colocaria meu espírito a teste
Se eu pudesse alcançar

ser forte


sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Sobre matérias envolvendo "Orixá regente do ano"




Amigos, vim explicar sobre “Orixá regente” do ano.

Assim como as cartas retiradas do tarô, baralho cigano e runas para o ano de 2015 (clique aqui), a energia dita como regente do ano não quer dizer que será a única energia a ocorrer. O ano possui doze meses, e assim como as fases da lua e o nosso humor, há energias mais evidentes por certos períodos e outras menos.

Veremos que durante o ano de 2015, alguns meses terão as energias que retirei muito evidentes. Tomo como exemplo a minha leitura para o ano de 2014 (clique aqui), salientando que as coisas aconteceram por alguns meses seguidos.


Portanto, não vou retirar a energia de “orixá regente” pelos seguintes motivos:



1 – Orixá regente do ano pertence a cada casa de axé do Candomblé. Os zeladores de cada ilê/egbé/kwê buscam saber qual orixá será mais exigente durante o ano com os filhos da casa e seus frequentadores. Muitas vezes, acontecem iniciações e ebós envolvendo aquele orixá, para confirmar a energia mais latente.

2 – Não existe leitura de orixá regente do ano por quem não joga búzios, muito menos por quem não é iniciado ao Candomblé. Há pessoas que jogam búzios mas que não passaram pelos rituais obrigatórios que o culto exige para se ter o direito deste oráculo. Profanam o que é considerado sagrado dentro do culto. E se a pessoa não joga búzios e tampouco é iniciada ao orixá, não possui método algum para dizer com veemência o orixá regente. Quem o faz, está ludibriando seguidores.

3 – Orixá regente do ano, assim como planeta, ou qualquer outra energia, é tido como fonte de renda para ganhar cliques e vender exemplares de revistas. Sim, é um negócio lucrativo porque há pessoas que compram e que procuram por aqueles videntes/oraculistas só porque publicaram sobre orixá e a pessoa se “identificou” com aquilo.

4 - Há zeladores que publicam na mídia sobre sua leitura, porém devem esclarecer sobre a influência deste orixá na vida das pessoas que não fazem parte do axé.

5 – Assim como foi explicado no item 1, cada casa de Candomblé terá o seu orixá regente do ano. Se você não frequenta nenhuma casa de Candomblé, logo a influência daquele orixá não será da mesma forma que os filhos daquela casa.

6 – Os orixás são energias muito intensas. O jogo de búzios é o método ideal para conhecer suas palavras. Claro que há pessoas com sensibilidade e com caminho espiritual que conseguem ler alguma mensagem deles por outros meios. Porém, confie em quem é iniciado ao orixá. Fora isso, são só pessoas que podem até estudar, mas não passam de curiosos e que nada vivenciam o dia-a-dia de um terreiro e das coisas que se vive no orixá, a fim de entender os elementos regentes das energias e suas propriedades.

7 – Não há o que se comparar planetas da Astrologia que levaram nomes dos deuses romanos/gregos com orixás. Pode haver analogia por um arquétipo específico, mas é errôneo dizer que o ano pertence a determinado orixá porque ele é comparado a determinado planeta.


Fuja de previsões cujo intuito é ganhar sua confiança através de sua ingenuidade e desconhecimento sobre o assunto. Acredite em quem realmente tem experiência e fundamento sobre aquilo que se fala. Há muitos expertos e curiosos que querem tirar vantagem e vender matéria. Quer saber a sua energia do ano? Peça uma específica com qualquer tarólogo e caso deseje saber orixá ou odu, procure uma Casa de Candomblé de confiança.

E então me perguntam: como eu vejo orixá em meus oráculos que não são os búzios?



O que eu faço é analogia de energia. Eu sempre vou tirar as cartas e runas primeiramente, caso a energia eu veja associação com algum orixá, faço a indicação e sempre com responsabilidade. Sou iniciada, sou omoorixá, e sempre participei dos rituais e de vivências em minha casa de santo. Mesmo com dez anos de iniciada, ainda tenho muito o que aprender. O que posso dizer é que dentro do que passei, conheço propriedades dos alimentos dos orixás e as influências em seus filhos; foi-me ensinado o porquê de se fazer bolinhas de arroz e bolinhas de farinha em um ebó, inclusive o motivo da quantidade a ser usada; o que se deve pedir para determinado orixá sobre determinado assunto; os significados de símbolos como ikudidé, idés, mokan; o motivo de se raspar a cabeça ao ser iniciado; como enfeitar uma comida de santo; porquê tem orixá no dendê e outro no azeite; já pintei e ensaiei iyawo; costurei roupa para orixá e ajudei a vestir; dentre várias outras coisas. São tantas coisas que se aprende somente participando no dia-a-dia para saber os significados das energias dos orixás.

Então, por que confiar em quem não vive nada disso?

Relembrando: quem dá sempre a certeza do orixá é o babalorixá/iyalorixá de um terreiro de Candomblé, através do jogo de búzios ou obi.

Carolina d'Oguian





quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

PREVISÃO GERAL PARA 2015

Arcano XXI - O Mundo e Quatro de Paus (Witches Tarot)
A Chave (Baralho para ver a Sorte - COPAG)
Runa Thurisaz invertida


Feliz ano novo meus amigos!!! Que vocês tenham um ano repleto de amor em todos os sentidos, construindo pontes para estarem mais próximos uns dos outros, formando uma única corrente de paz!

PREVISÃO GERAL PARA 2015

TARÔ

- ARCANO XXI – O MUNDO

Arcano XXI - O Mundo (Witches Tarot)
Tempo de colher tudo o que plantou. Este arcano vem, por muitas vezes, com simbologia positiva de plenitude, quando adquiriu-se toda a experiência necessária em seu caminho, tendo assim mais tempo para se dedicar ao que realmente é mais importante, para aquilo que vem de dentro. Como encerramento de um ciclo, indica que deve-se programar para iniciar uma nova jornada, para algo totalmente novo em todos os sentidos. Todo o esforço feito até o momento não deve mais ser empregado para a finalidade estimada. O tempo acabou.

Uma espécie de “perfeição” envolve o arcano do Mundo, tanto interna quanto externamente. Já pararam para pensar quando certas coisas ruins ou erros sempre se repetem? Eles acontecem novamente porque falta algum aprendizado necessário, travando o processo de crescimento e de continuidade. Assim é o Mundo, quando a gente não consegue terminar algo de maneira definitiva e aquele problema nunca é solucionado por não atingir o conhecimento necessário para encerrar a demanda. No aspecto positivo, ele informa que você já possui todas as ferramentas necessárias para a solução, basta estar atento às experiências do passado e ver o que ainda não fez.

Se pensarmos no Brasil, os brasileiros já esgotaram as chances durante as últimas eleições em eleger aqueles que estariam mais aptos aos cargos disputados. Será uma enxurrada de frases como “Eu te avisei!” por todas as conversas. Portanto, os maus candidatos que foram (re)eleitos, até mesmo a equipe de apoio dos mesmos nomeados para ministérios, secretarias, assessores e demais, deverão estar plenamente conscientes que não podem mais repetir os erros do passado.

Não posso deixar de lado a leitura de que o Brasil terá uma projeção mundial muito maior que antes. Estaremos sob o foco das relações diplomáticas, contratos comerciais de peso e toda imprensa internacional. Desta forma, deixar a casa interna limpa e organizada será essencial para causar uma boa impressão. Ano de Olimpíadas e isso intensificará quanto aos projetos e investimentos no país. Toda a infraestrutura criada e organizada para receber turistas e atletas durante os jogos deverá ser impecável, com o risco de grandes consequências, até mesmo cancelamento de acordos e contratos milionários.

Muito cuidado com a altura do pedestal, pois a queda pode ser muito feia – vale tanto para os políticos quanto os cidadãos no geral.

Ano de “sair da casinha”, de não se permitir continuar restrito a afirmações, conceitos e estilo de vida particulares ou regionais. Ano de percebermos que somos todos um. Ano de continuar a ter cuidados melhores com o nosso planeta, pois as estações estarão extremas e medidas urgentes deverão ser utilizadas, mas os planos de base a longo prazo deverão ter continuidade para implantação.



- ARCANO MENOR: QUATRO DE PAUS
Quatro de Paus (Witches Tarot)

O número 4 do tarô indica estabilidade. A energia contida no Quatro de Paus é de festejo por um sucesso inicial de um projeto, cujos resultados positivos podem ser previstos. A imagem típica é de uma festa de casamento, onde todos comemoram a união entre duas pessoas para a formação de uma nova família.

O Mundo
Tarô Mitológico
Em um ano com o arcano do Mundo, onde há tarôs cuja simbologia é um ser hermafrodita ou andrógeno, vemos com o Quatro de Paus que é muito possível que a comunidade LGBT consiga a tão sonhada conquista do casamento igualitário aqui no Brasil. Os legisladores estarão mais conscientes de que a existência da célula familiar não é pela união de homem e de uma mulher (muitas vezes um deles pode ser estéril e não procriar), pois é um conceito religioso antigo e que intervém nas regras da sociedade que precisam ser cada vez mais laicas para dirimir com igualdade a todos. O contrato nupcial para se formar uma parceria, uma nova família, tem em sua verdadeira base o AMOR. Não há lei que defina o sentimento do amor, portanto se duas pessoas por livre e espontânea vontade desejam se unir civilmente para formar uma nova família, pouco importa gênero e orientação sexual.

Por ter havido muitos “rachas” políticos decorrentes das últimas eleições, aqui veremos que haverá uma união mais próspera, momento de paz e de firmar acordos progressistas. Não quer dizer que a oposição será mais forte ou que terá um “cala boca” para quem ameaçar, mas que as coisas vão chegar a um ponto em comum de todas as partes, que é o progresso de nosso país.

A atenção passa a ser maior quanto à imposição de limites àquilo que não se deve controlar. O fogo sempre se alastra quando há comburente e combustível, então a chama deve ser controlada da melhor maneira para não destruir, ao invés de ajudar a construir. Neste ponto, o que posso utilizar como analogia ao fogo é a vontade do brasileiro de dizer o que pensa. Nas redes sociais vemos que é muito fácil uma mentira ou verdade se alastrar e multiplicar sem controle. Por mais regrado que se possa ser quanto à nova legislação do Marco Civil da Internet, ainda é necessário fazer um trabalho de base que envolve a educação do brasileiro, orientado da melhor forma sobre a melhor maneira de usar as mídias sociais e que criar ou divulgar notícias falsas que visam prejuízo (imagem, moral, financeiro) é crime.



BARALHO CIGANO (PETIT LENORMAND) E RUNA
A Chave (Baralho para ver a Sorte - COPAG)
Runa Thurisaz invertida
- 33 – A CHAVE

Se por muito tempo perguntavam onde estava a solução dos problemas, 2015 está chegando trazendo a Chave. A simbologia da Chave é utilizada para determinar as soluções de problemas, o acesso àquilo que deseja, até mesmo aquilo que se deve trancar para ninguém mais saber. Ter a Chave em mãos significa você ter acesso a algo que os outros não conseguem (ou não podem) ter.

Nos tempos de hoje, o recurso da Chave é utilizado para assinaturas digitais, confirmando autenticidade quanto à autoria e acesso. Senhas bancárias e de programas sempre são simbolizadas com uma pequena chave ao lado do campo a ser preenchido. O código binário sendo a linguagem dos computadores, a criptografia de arquivos para evitar invasão e furto de informações confidenciais.

- RUNA THURISAZ INVERTIDA

A runa inicialmente tem o significado representativo do martelo do deus Thor, o controle sobre as grandes forças do caos, o raio destruidor que impõe ordem. Com a reinterpretação dos textos pelos cristãos, atribuiu-lhe a conotação de “espinho”.

Contra grandes forças é necessário usar forças equivalentes contrárias pra o controle e contenção das mesmas. Mas nesta batalha a destruição pode acontecer, pois nada sai inteiro ou ileso após a aplicação de Thurisaz. Toda a cautela é necessária para quem detém esta energia, pois precisa saber a hora e a medida certa para aplicá-la.

O espinho é a defesa de plantas e flores, como a Rosa por exemplo, mantendo afastado quem vier a lhe ameaçar. A ideia não é acabar com os espinhos, mas é saber utilizar a melhor defesa e contornar os obstáculos apropriadamente.

Estando invertida, significa atitude impulsiva, brigas e conflitos com consequências desastrosas. Se faz necessário utilizar de muita paciência e reflexão para focar a energia naquilo que realmente importa, não se deixando provocar por terceiros que querem lhe fazer perder o caminho. O perigo está sempre próximo quando agimos pela paixão sem controle, seja essa paixão desenfreada denominada como ira ou loucura. Perder a razão não é o ideal.

- A CHAVE E THURISAZ INVERTIDA

Grandes pensadores já declararam que a humanidade progride quando forçada a enfrentar seu semelhante através da guerra. Por mais que as guerras destruam vidas por gerações e que grandes desastres ecológicos promovem a escassez e fomentam uma sensação de impotência diante das situações, o ponto positivo é que estes eventos devem servir como catalisadores de um ponto em comum, em prol da comunhão e cooperação mútua.

De fato, muitas coisas que hoje a humanidade desfruta como avanço na tecnologia, advém das pesquisas utilizadas pelas forças governamentais e militares. Seria muito digno se esses esforços proviessem de um bem maior e menos belicoso, então é um pouco conflitante pensarmos que o ser humano consegue criar algo bom com a finalidade de destruir o próximo.

Mas aí é que está a grande chance que nós temos de descobrir a cura para várias doenças, além de soluções de problemas que vêm se arrastando por décadas. Unido a Chave com Thurisaz invertida, podemos pensar que encontraremos as soluções de conflitos... ou o pior caminho para se chegar até eles.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

É demais importante estarmos focados para o progresso visando a transcendência, a melhoria na qualidade de vida e no autoconhecimento para sermos felizes. O ser humano é o principal catalisador de desastres, tanto por manipular os elementos de forma indevida, quanto por provocar confusões desnecessárias. Tudo pode piorar? Pode. E não podemos culpar terceiros pelas coisas erradas e ruins que acontecerem. Todos nós somos responsáveis pelas consequências de nossos atos.


Na melhor das hipóteses, a união será transformadora em todos os quesitos, trazendo a compreensão e transformando as atitudes raivosas e descompassadas em acordos prósperos com a finalidade de ajudar a tirar o mundo do colapso da escassez de recursos e da degradação da vida em todas as formas.

Quando estivermos conectados com o nosso interior, podemos nos conectar com o Universo.

Carolina d'Oguian