domingo, 21 de julho de 2013

Texto: A LAMA

Escrito por Carolina d'Oxoguian
Atendimento online: Espaço Luz Vida Oráculos
Twitter: @caroltarologia


A LAMA



A lama é feita de dois elementos de natureza feminina: a água e a terra. Há diversas culturas que contam em suas histórias que o ser humano foi moldado a partir da lama, do barro, da argila. Vendo por este lado, entendemos que o corpo humano é feito pela matéria sólida (terra) e pela matéria líquida (água), como é comprovado.

A lama está sempre em território em que ninguém gosta de andar, geralmente chuvoso e muito úmido, precisa usar galochas para não sujar a roupa. A lama tem seu próprio ecossistema, vivendo animais e plantas específicos. Na lama vivem os tão populares caranguejos (câncer), animais que se alimentam de detritos, dejetos, matéria em decomposição.

Podemos dizer que na lama há muita fertilidade, mas também é onde vive a morte. Nas lendas africanas, os deuses responsáveis por esse território são muito respeitados – por vezes temidos – por serem energias que regem a morte e também a mais profunda fecundidade.

Eu gosto de pensar que sentimentos reprimidos estão exatamente neste território: na lama. Tudo o que poderia ajudar a crescer e a prosperar, acaba sendo colocado em um território em que se julga que morrerá, sendo atirado para servir de alimento aos animais que andam para trás. O que poucas pessoas entendem é que na lama não se morre aquilo que está vivo, ele apenas entra em um estado de espera, se alimentando de sobras e restos, buscando oxigênio vindo de todas as frestas, consumindo sua energia e te travando no passado.

Para quem não sabe, o signo de Câncer é muito nostálgico com o passado, mas não no sentido de boas lembranças, mas no sentido do apego. Quando acuado, ele não possui ferrão como o escorpião; com suas pinças, ele te prende em uma dor cortante, querendo te fazer sangrar para ter a eterna lembrança da dor causada, quase amputa. Câncer, até mesmo pela doença, não mata de imediato, prefere ir contaminando e ir apodrecendo aquilo que está vivo e saudável.

Assim fica você quando joga algum sentimento na lama: ele continua vivo, porém contaminando tudo o que você possui. A melhor coisa a fazer é tirá-lo da lama, deixar ao sol para secar e aí poder tirá-la inteira sem deixar sujeira.


Encare seus sentimentos mais inóspitos.

Carolina d'Oxoguian

Nenhum comentário:

Postar um comentário