segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sobre o Tarolog - Parte I - Impressões profissionais

Escrito por Carolina d’Oxoguian
Twitter: @caroltarologia
               



SOBRE O TAROLOG
Parte I
Impressões profissionais


Nos dias 09 e 10 de novembro de 2013, ocorreu na cidade de São Paulo – SP o workshop TAROLOG, o primeiro evento reunindo sites de atendimento esotérico online do país. Uma iniciativa histórica dos sites Fadas do Bem, Otimisticos, Planeta Esotérico, Encanto Místico, OraculosWeb e Caminhos do Tarô, onde os mesmos deixaram de lado a concorrência e promoveram este encontro com uma finalidade superior que é dar um direcionamento (e por que não, treinamento) para donos de sites e tarólogos que já atendem online e aqueles que desejam entrar.

A proposta inicial é inovadora e revolucionária, dado o campo de trabalho ter suas rivalidades como preço de consulta e disputa por tarólogos que atendam bem. Porém, a execução do evento surpreendeu as expectativas, e posso dar essa opinião não só por mim que sou uma iniciante no mundo de atendimento online, mas também foi a impressão de quem já trabalha há algum tempo no ramo.

Crachá evento Tarolog
Uma das coisas que surpreendeu foi o papel ecológico dos crachás, onde os mesmos são papéis-sementes, com instruções para fazer o plantio. Para quem gosta de guardar lembranças em diários ou agendas, sentirá um pouco de dó em picar tal papel e plantar, mas a proposta é muito maior: plantando é que se colhe e só se colhe aquilo que se planta. Se você fizer uma boa semeadura e buscar ter um bom cultivo, a colheita será promissora. E que bonito de se ver cultivar uma planta e ao olhá-la lembrar que ela tem o tempo de vida deste evento?


Ah, e o que dizer da distribuição à parte da semente do Ipê? A árvore do Ipê é nativa do Brasil, o Ipê Amarelo é o símbolo do país. Conversando com minha amiga, lembrei que o ser humano precisa fazer uma das três coisas para poder buscar ser eterno: fazer um filho, escrever um livro ou plantar uma árvore. Pela primeira vez (e acredito também ser o mesmo para muitos que frequentaram o evento) recebo sementes de uma árvore e já escolhi um local para plantá-la. Para orientação, encontrei este link com indicações de como fazer o plantio: http://semetinhas.forumeiros.com/t14-como-plantar-sementes-de-ipes-rosaroxoamareloetc

Slide palestra sobre ergonomia
Kelly Steinkopf
A sustentabilidade é um tema atual e mundial, portanto deve ser evidenciado no trabalho online, já que as consultas através dos sites eliminam o deslocamento do consulente até o local da consulta presencial (seja utilizando o transporte público ou veículo particular). As palestras foram super importantes, as quais trataram desde a postura do profissional diante de seu equipamento, os melhores equipamentos para trabalho, além de exercícios que devam ser feitos entre um atendimento e outro para manutenção da saúde. O tarólogo online precisa mesmo se policiar na sua postura e não pensar mais que determinados equipamento são “frescuras”, pois uma tendinite poderá invalidá-lo para o trabalho, já que o tarólogo precisa usar as mãos para jogar, além de outros problemas de saúde provenientes de má postura e não utilização de equipamentos adequados.

Exercícios com Maria da Gloria Benjamim
Foto de Tarolog

Proteção energética também se faz essencial, cuidar da saúde do corpo, da mente e do espírito auxiliam o tarólogo a trabalhar da melhor maneira possível. Utilizar pedras, incensos, banhos e ervas para auxiliar na proteção, bloqueio e eliminação de energias negativas e mesa radiônica também foram tema de palestra no Tarolog. Independente de qualquer religião ou crença do profissional, se utiliza as cartas como ferramenta de trabalho, de fato acredita em energias e precisa mesmo saber se proteger e diluir o que não faz bem, para que não traga problemas de saúde físicas, emocionais ou que não se reflitam em seus atendimentos.

O tema do atendimento online foi amplamente debatido por quem mais entende do assunto. Os donos dos sites trouxeram suas experiências na administração de seus trabalhos, como orientam seus tarólogos e como fazem o contato e encaminhamento de clientes. Tarólogos de sucesso apresentaram suas técnicas de atendimento, com orientações de quantos decks trabalham, que métodos utilizam para melhor identificar que tipo de cliente está lidando, além de uma máxima que foi amplamente repetida: toda pergunta do cliente é importante.

Foto de Tarolog
O tarólogo precisa ser o melhor amigo do seu cliente pois se está fazendo o atendimento online, muitas vezes o cliente não possui tempo para se deslocar a um atendimento presencial ou ele não tem coragem de falar sobre certas coisas. Não importa se a imagem do tarólogo no site esotérico é um avatar ou a própria foto, o importante é ele prestar o melhor atendimento possível, seja para um cliente de 10 minutos ou cliente de uma hora, prezando pela honestidade e compaixão. O tarólogo precisa falar com seu consulente na língua dele, e assim fidelizará o mesmo, orientando em como resolver seus problemas amorosos, financeiros, familiares, saúde e até mesmo onde esqueceu aquela peça de roupa linda que comprou para a festa.

Foto de Marcelo Bueno
Temperando todo o evento, lanches saudáveis para a alimentação dos participantes e os lindos tarôs da loja AmorProprio.net. Não teve quem não resistiu em ver de perto o deck que mais almejava, além de ver novidades e planejar uma próxima aquisição.


Todos muito solícitos, todos muito simpáticos, palestras regadas de alegria e descontração, com muitas experiências e surpresas, onde cada tarólogo que assistia pensava: “Não é só comigo!”. Estar ali entre os mais experientes no ramo online fez-me sentir especial. Aliás, algo dito logo no início e no fim do workshop, nós tarólogos online somos especiais e corajosos, pois damos a nossa cara à tapa em prestar atendimento a quem não está à nossa frente, olhando em nossos olhos, e tudo o que possuímos é um baralho e confiança nas cartas e em nossa intuição. Acertar previsões é complemento, o essencial é saber dar a palavra amiga que o consulente tanto busca quando nos procura.

Parabenizo a todos que fizeram o evento, que palestraram e que participaram, nós fazemos a diferença! Um agradecimento especial à Lúcia Sind’Oyá (Espaço Luz Vida) pela oportunidade e parceria por tudo isso, e à Laya Gomes (Fadas do Bem) pelo auxílio e torcida.



Uma foto que tirei e que questionei em meu facebook: que bagagem eu levo do Tarolog? Com total certeza, volto com uma mala com uns kilos a mais, não de objetos, mas de conhecimento. De verdade, espero repetir mais vezes e por mais eventos pelo país.

Se vocês quiserem ler a parte II – Impressões pessoais, clique aqui.
Se vocês quiserem ler a parte III – Tiragem, clique aqui.

 
Paz, luz, amor e toda a boa sorte do mundo a todos vocês!


Carolina d’Oxoguian

Nenhum comentário:

Postar um comentário