sexta-feira, 22 de novembro de 2013

TEXTO - A DIFERENÇA ENTRE DAR E DOAR - PARTE III

Escrito por Carolina d’Oxoguian
Atendimento online: Espaço Luz Vida Oráculos e Terapias Holísticas
Twitter: @caroltarologia
               

 A DIFERENÇA ENTRE DAR E DOAR

A árvore iluminada por estrelas


3) AS DIFERENÇAS – O QUE É DAR

                                      Vamos às definições. Pretendo colocar aqui o que consegui obter de entendimento lendo os textos. Quanto ao verbo “dar”, quero mostrar significados que venham a contrapor o significado do verbo “doar”, pois o primeiro possui vários sentidos e não pretendo usá-los:

DAR: Possui o sentido de oferecer, aplicar, servir, ministrar, produzir, passar; identifica possível resultado; transferência ou cessão, presentear.

DOAR: Ceder gratuitamente a outrem (bens materiais e imateriais; ações e projeções; etc.).

                                      Lendo uma coluna sobre adoção de animais, a qual vi uma diferença gritante no significado de tais palavras, achei super legal esse trecho que transcrevo:



“Uma pessoa que ganha, às vezes aceita por impulso, não se sente tão responsável moralmente e pode terminar não exercendo uma guarda adequada. Muitas e muitas vezes o “presente” na verdade termina sendo um verdadeiro estorvo e logo é passado adiante. Um doador sério coloca-se à disposição para receber de volta o animal que doou e para ajudar os adotantes com eventuais problemas. Quem dá, simplesmente repassa. E repassar o problema não é, de maneira alguma, solucioná-lo. É como jogar o lixo no bueiro. Ele até some, mas nas enchentes vem à tona para lembrar a todos que está lá, à espera de seu destino correto. O triste nesse comportamento irresponsável com cães e gatos é que quem realmente sofre são eles, não as pessoas que os deixaram vir ao mundo ou os “doaram”.


Ana Corina – Colunista da página “Notícias do Dia”
Publicado em 20/04/2012

                                      O que podemos entender sobre o que é DAR. Quando uma pessoa dá algo, pode estar repassando a titularidade para outra pessoa, porém há uma contrapartida para tal fato, seja uma contraprestação financeira ou algum outro tipo de acordo. Dar um objeto, dar um animal, dar um ensinamento, dar aula, dar seu tempo, tudo isso deve exigir contraprestação, pois só se dá aquilo que se tem e é necessário repor em estoque aquilo que está sendo dado, até mesmo fazendo com que a energia da prosperidade não seja perdida. Se falarmos em dar aquilo que não se possui, é pior ainda já que, estrategicamente falando, é querer buscar o fracasso em todas as áreas de sua vida.


                                     Se você quer amor de volta, você tem que DAR amor. Se você quer ter dinheiro de volta, você tem que DAR aquilo que você possui para obtê-lo como contrapartida, principalmente seu material de trabalho (força, intelecto, conhecimento, tempo, aptidão). Não estou falando de prazer, isso é outra questão, o foco aqui é saber como perceber no que está errando para conseguir o sucesso que busca, seja material ou amoroso. Se você consegue fazer aquilo que te dá muito prazer e faz você ter o que busca em contrapartida, isso é maravilhoso, podemos até chamar de felicidade, mas estamos falando de sucesso e prosperidade e esta última palavra condiz muito em que as coisas que possui se mantenham e se multipliquem, de nunca acabar.

                                      Chamo a atenção para você poder entender melhor o significado da palavra DAR pois, na certa, você pode estar DOANDO algo neste momento ou vem praticando coisas e quem recebe aquilo que você está doando está, na verdade, não dando o seu devido valor. Também podemos entender que, de que adianta se esforçar em DAR algo que, em contrapartida, é só ingratidão e o não reconhecimento do seu esforço? Portanto, não tenham a mentalidade de somente repassar aquilo que você possui, deve mesmo exigir contrapartida para que as energias fiquem equilibradas pois nem todos vão realmente valorizar aquilo que lhe é repassado. Como diz o ditado “não jogue pérolas aos porcos”.

                                      Percebam que pessoas de sucesso conseguem ter prosperidade pois focam naquilo que dá retorno – mas é o retorno que elas buscam! Tudo gera consequência, então não adianta você querer dar o seu tempo para ensinar a fazer uma omelete para uma pessoa que, além de não valorizar o seu ensinamento e o tempo que está disposto ali, ainda aprende mal e fala mal de ti. Esse tempo que você gastou dando ensinamento teve um retorno? Sim, mas não o retorno que você esperava, logo, o que isso implica nas energias do Universo para disporem a você que obtenha a prosperidade? Só em não conseguir o que pretende pois você está trabalhando muito mal o seu foco.


                                      Se tem algo que percebo é que, se quem já paga por algo já reclama, imagine quem recebe de graça! Se você está dando e recebendo contrapartida por conta disso, exija de seu contratante que se enquadre naquilo que você oferece e acredita, se não, corte relações, pois isso influencia na sua energia da prosperidade. Se você está dando o seu dinheiro, pagando por algo que você não está satisfeito, igualmente exija da mesma forma. Não percam tempo reclamando, pois este tempo é precioso e é melhor focar naquilo que prospera!

                                      Continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário