sexta-feira, 22 de novembro de 2013

TEXTO - A DIFERENÇA ENTRE DAR E DOAR - FINAL

Escrito por Carolina d’Oxoguian
Atendimento online: Espaço Luz Vida Oráculos e Terapias Holísticas
Twitter: @caroltarologia
               

 A DIFERENÇA ENTRE DAR E DOAR

Família feliz
Imagem do site marlowa-marlowa.blogspot.com


4) AS DIFERENÇAS – O QUE É DOAR


                                     Agora vamos ao verbo DOAR. Realmente, não há muito o que se dizer pois doar é você transferir gratuitamente aquilo que possui mas com um detalhe – sem esperar uma contrapartida. Opa, mas que genial! Se eu quero ceder algo e realmente não quero nada em troca, eu realmente estou doando! Mas vamos pensar um pouco na doação responsável, ou seja, você poderá doar aquilo que possui preocupado com o que o outro fará com aquilo que você está cedendo de forma gratuita, é o caso de você doar R$ 2,00 para um mendigo e ficar preocupado ou não no que ele vai gastar. Infelizmente, muitos gastam com bebida alcoólica, mantendo esse vício, outros até juntam para poder comprar comida. Então já encontramos até uma diferença dentro da própria palavra DOAÇÃO, que é a DOAÇÃO LIVRE e a DOAÇÃO RESPONSÁVEL. Sim, agora eu realmente queria deixar você preocupado que estava se achando uma pessoa muito boazinha e que garantiria seu lugar no paraíso por você dar aqueles trocados para aquele mendigo ou pedinte que passou no ônibus ou no sinal. Você não sabe o destino disso e quer botar a responsabilidade nele sobre o que ele vai fazer? Há, lembre-se: o dinheiro era seu, tinha a sua energia! Além de que, altruísmo interesseiro não é altruísmo.

                                      E sobre doar amor? Se é a transferência sem esperar contrapartida, será que também devemos pensar em uma doação livre ou responsável de amor? Vamos prestar atenção, amor é sentimento e é involuntário, estamos falando de amar sem esperar que o outro ame de volta. Definitivamente, será que existe relacionamento amoroso de sucesso em que um dos parceiros (ou os dois) doem amor? Isso faz voltar à questão que mencionei sobre um dos parceiros estar à mercê do outro e abdicar de algo próprio. Se “dar” envolve posse, “doar” envolve abdicação, você precisa mesmo se dispor a entregar algo que não poderá te fazer falta sob pena de você estar se prejudicando.



                                      Entre os sentidos de DAR e de DOAR, podemos entender que se pode fazer não só com dinheiro e com amor, mas também com conhecimento, disposição, tempo, objetos, bens, palavras. Ah, sim, neste momento eu estou doando palavras, pois eu precisava desabafar isso tudo e encontrar um sentido para o que eu estava buscando e é uma doação livre, ou seja, estou somente sendo responsável pelas palavras que estou escolhendo e você poderá utilizá-las da maneira que achar adequado do que lhe compete.

                                      E há aqueles que questionam quanto ao DAR ou DOAR conhecimento sobre algo. Vimos aqui que só se pode ceder aquilo que possui, não se pode ceder aquilo que vai fazer falta pois é um prejuízo para a sua prosperidade. Tirando aqueles que fazem suas doações disfarçadas pelo ego, existem muitas pérolas distribuídas por aí de forma livre e responsável. Também devemos rever nossas amizades nesses sentidos, pois aqueles que mais sugam e dão problemas do que realmente te deixar livre ou ter algo em troca, é sinal de que há um desequilíbrio na relação e que você está perdendo energias por conta disso. Não estou promovendo amizades por interesses, mas que se deve realmente avaliar naquilo que você está dispondo gratuitamente para pessoas que você considera e que está te deixando mais estagnado e irritado. Se você acorda e deseja nem ouvir e nem ler uma única palavra daquela pessoa, é sinal de que já cruzou a linha do que está sendo equilibrado para você.

_________________________________________ x _____________________________________


                                      Após todas essas explanações, aproveito para informar que passarei a fazer as previsões semanais e deixarei as diárias de lado, justamente para encontrar o equilíbrio de minha pessoa. Toda segunda-feira, vocês terão a previsão da semana e todo primeiro dia do mês terão a energia que regerá o mês em questão.




Paz, luz, amor e toda a boa sorte do mundo a todos vocês!


Carolina d’Oxoguian

Leiam a parte I - http://analisecarmica.blogspot.com/2013/11/texto-diferenca-dar-doar-i.html
Leiam a parte II - http://analisecarmica.blogspot.com/2013/11/texto-diferenca-dar-doar-ii.html
Leiam a parte III - http://analisecarmica.blogspot.com/2013/11/texto-diferenca-dar-doar-iii.html

Referências de pesquisa:
- http://ndonline.com.br/florianopolis/colunas/mae-de-cachorro/27287-voce-conhece-a-diferenca-entre-dar-e-doar-um-peludo-ela-existe-e-e-muito-importante-na-vida-deles.html

Um comentário:

  1. Quero ler td com calma e tempo, enquanto isso:
    Que sejamos certeiros na poda dos galhos doentes da nossa árvore da vida. Que saibamos ser gratos também a todos os outros galhos que nos trazem abundância, para que assim continuem fluindo. de (Lilian Guedes)
    Gratidão Carolina!

    ResponderExcluir